
Rio Ganges, Varanasi, Índia - Agosto 2006
Acabei de vir das finanças do Lumiar e lembrei-me de por esta foto. É que lá, tal como cá, também existem uma data de locais e lojas cheias de pessoas pagas pelo governo, sem fazer nada e a fingir que trabalham.
Hoje demorei uma hora e meia a ser atendido. Até aqui é normal. O que não é normal é que nesta uma hora e meia só tenham atendido uma pessoa! UMA!!! E porquê? Porque, como os senhores trabalham muito tem de fazer duas ou mais paragens para tomar café (isto só da parte da manhã, e que eu tenha visto! Acho que no final do dia até devem ser mais...). O que vi foi um bando de pessoas a atenderem utentes no meio da paragem do café, do pequeno-almoço, do cigarro, etc... Inacreditável! E quando fui fazer queixa daquela pouca-vergonha, disseram-me que até tinha muita sorte mas que "(ele) não podia fazer nada, pois não era o chefe". O chefe provavelmente estava também no café, por isso... Porque é que também não arranjo um emprego assim, e continuo a trabalhar que nem um camelo?
Durante essa hora e meia, ainda deu para ouvir uma pérola, que transcrevo de seguida, dito pelo funcionário das finanças: " O senhor, quando for à Câmara e pedir o papel, eles vão lhe dizer que vai demorar somente 90 dias. É mentira! Conte com cerca de 3 meses...." E com esta me fico! Que iluminados. E andamos nós nas mãos destes atrasados mentais!
Hasta!