segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Dentro da turbina


Foto tirada dentro de uma turbina (uma de duas) dentro da barragem do Lindoso! É por aqui que passa a água que gera a electricidade da barragem. Foi um previlégio poder estar DENTRO de um sítio único e ao qual muito poucos tem acesso. É o que dá ter conhecimentos :) e sorte no facto daquilo estar em manutenção.

Entretanto acabaram os Olímpicos... Tal como no futebol, fomos para lá como os melhores do Mundo (não sei em quê) e viemos cheios de medalhas de lata, com o rabinho entre as pernas. E competição após competição a história repete-se... Triste fado este.

O Nélson lá nos deu a ansiada medalha de Ouro, o que prova que senão for com imigrantes e naturalizados nós não vamos a lado nenhum! 1250 euros de bolsa olímpica a juntar aos 4000 euros que o Benfica paga, não está mal não senhora. Mas merece! A campeã Naide por outro lado, apesar de juntar os 1000 euros de bolsa aos 3500 euros que o Sportém lhe paga nem sempre sabe com que pé é que deve saltar... Enfim, dia de azar. Mas tivemos outros campeões, não de medalhas mas de espírito como o Gustavo Lima que ficou em 4º lugar, o pessoal da canoagem, da marcha (eles e elas), do Taewkondo, Ténis de mesa, que se superaram e conseguiram evoluir em modalidades que não tem história olímpica em Portugal.

Mas para mim, o verdadeiro campeão foi o lançador de martelo, Marcos Fortes! Teve a tirada olímpica que ficará para sempre gravada a ouro na nossa memória: "De manhã só é bom é na caminha"! Ó Fortes, pá, sabes quantas vezes eu já tive para dizer isso? Milhares! Na faculdade, em exames, no trabalho.. E nunca disse por vergonha! Se fosse hoje estava safo! O pessoal iria compreender! E vá lá que não foi depois do café, senão ainda dizias que onde se estava bem era no trono, ou algo parecido! Só ganhas 350 euros do Estado mas o Sportém dá-te uma ajuda de 900 euros para treinares... à tarde. 1250€ neste país já uma coisinha, ou não? Imagina que também fazias qualquer coisa de manhã? Alto ordenadão, hein?!

Mas não tiveste sozinho nas pérolas olímpicas! Desde o outro do hipismo que disse que a égua ficou histérica (grande animal!), até ao gajo do Badminton que perdeu porque não havia vento (só para ele é que não havia, pois o adversário já tinha... é o que dá sermos um país pobre), passando pela atleta que disse: "Agora vou de férias. Treinei para os 3000 metros e fui eliminada. Não vou aos 5000 pois as africanas são fortes e não vale a pena lutar contra elas" (Claro que não vale! E para a triste figura que fizeste mais valia teres ficado na caminha com o outro. Pró ano, quando quiseres ir de férias é só dizeres que aqui o Zé Povinho paga-te tudo novamente, ok? Tens é de dizer com antecedência...).

Em suma, ficamos em 46º lugar atrás das potências Geórgia (mesmo em guerra tiveram 3 de Ouro e 3 de Bronze), Cazaquistão (onde é que isto fica?), Mongólia (Tchííí, nem faço comentários!), Zimbabué (outros que também vivem na tranquilidade...), Azerbeijão (já sei que fica pró lado do Casaquistão e do Quantoséquaquistão), Uzbesquistão (olha outro...).

E ficamos à frente (mas com menos ou mesmo número de medalhas) da Índia, Irão, Bahrain, Panamá, Trindade&Tobago, Bahamas, Quirguistão, Tajiquistão, Arménia, Taipé.

A quem demos mesmo um granda bigode foi à Malásia, Singapura, Sudão, Vietname, Afeganistão, ilhas Maurícias, Moldávia e Togo.

Somos mesmos os máiores, carago!!

Só espero que agora que vão entrar os Paralímpicos portugueses, que tem muito menos condições no seu dia-a-dia (ou não tem nada mesmo) e muito menos condições para treinar, quase sem apoios monetários (foi este país que retirou as poucas regalias de IRS que eles tinham, certo?), ao menos sintam o apoio dos portugueses! Que tenham a mesma exposição e visibilidade dada pela comunicação social e que não sejam (novamente) tratados como pessoas de segunda.

Um grande bem haja para eles e desde já o meu muito obrigado!

Um grande hasta!

3 comentários:

Anónimo disse...

O que eu me ri a ler este post, estou mesmo a imaginar-te a dizer isto tudo, com o teu ar irritado mas gozão!
:)
Beijinho!

JOTA ENE ✔ disse...

ola Carlos, espera aí imigrantes ou não podemos falar como ouço por aí. Benfica, 3- Portugal, 2 (1+1) (falamos de medalhas).

Podes conferir aqui HATTRICK de MEDALHAS, bom nem mereces que te indique este link, és um tipo bem fixe.

Vá não leves a mal.

Abraço e fica bem

JOTA ENE ✔ disse...

Mas... faltou o essencial do teu post, corroboro em td o que disseste, então aquela máxima... "De manhã só é bom é na caminha"!... ficará nos anais dos olimpicos portugueses, quiçá, mundiais.