sábado, 25 de julho de 2009

A Importância da Matemática

Foto: Gerês - Agosto 2008

Muitas pessoas em Portugal não gostam de Matemática. Odeiam a disciplina em si e não vão à bola com o conceito que ela representa. Não percebendo bem a sua importância, não raras são as vezes que perguntam "mas afinal para que é que a Matemática serve?". Bem, podia fazer aqui e agora uma enorme dissertação sobre o assunto mas prefiro deixar-vos um exemplo simples, fácil e claro. Foi um episódio que me aconteceu há pouco tempo, que espero que demonstre o porquê da matemática e a sua importância nas nossas vidas.


Estava eu num muy belo e aprazível lugar (Finanças do Lumiar) quando um casal de ciganos que estava à minha frente tem o seguinte diálogo:

Ele: - Vou-me já embora!! (com aquela voz de quem está a vender colchas na feira)

Ela: - Não vás!

Ele: - Vou vou porque já 'tou farto disto!!

Ela: - Não vás! Espera só mais um bocadinho...

Ele: - Vou porque isto nunca mais avança! Se uma pessoa para ser atendida demora 1 hora, duas vão demorar 3!!

Pois... Caríssimo Lelo, se tivesses tido umas quantas aulas de matemática de 8º ano tinhas aprendido a fazer a básica "regra de 3 simples" ou então aprender a fazer proporções.

Apresento também outro exemplo.

Tinha na minha posse 3 vales de desconto de gasolina da BP. Cada vale dava-me desconto de 0,60€ por cada 10 litros. Ao entregar as 3 senhas pensei que a senhora que estava na caixa me fizesse a simples conta: 3 vales a 60 cêntimos cada, dá 1,80€. Simples, certo? Pois que a bendita senhora, outra que deve ter mandado a matemática às malvas em sua tenra idade pois achava que não lhe serviria para nada, decidiu fazer a seguinte conta: 3 vales a 0,60€ cada, dá.... dá.... dá....3,60€! Brilhante foi só juntar o 3 do número de vales ao ,60 do desconto! Ainda tive para dizer que a conta estava mal feita e que me estava a beneficiar. Mas ao fim de um longo e demorado segundo de reflexão, disse para mim mesmo "Nããããããããããã! Esquece Rangelito senão ainda passas aqui a manhã toda a explicar a esta atrasada mental que contas é que deveria fazer e vai ficar aqui montado um grande escarcéu." E lá fui eu, todo contente por nos dias de hoje cada vez mais pessoas estarem desligadas da matemática.

Um grande hasta e bom fim-de-semana!

Beijinhos e abraços a quem de direito!

P.S - Em relação ao post anterior vou fazer uma adenda: eu fui convidado para ir a Madrid mas não pude ir devido a questões profissionais. Os agradecimentos são um simples acto de justiça e reconhecimento a toda a minha Krew por toda a ajuda e disponibilidade que me tem dado. No caso, foi a compra de uma prancha de snowboard (a minha primeira prancha :), pois as outras que utilizava eram emprestadas...) que na devida altura será aqui mostrada e exibida.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ai, a matemática... E parabéns pela tua prancha nova!:))
Beijos!

Hugo de Oliveira disse...

Há pessoas fantásticas. não há!?


x)



(Gerês... lugar de mil encantos...)


abraço

Mnemósine disse...

Com prancha nova agora vai ser uma ansiedade até ser usada!

Esta vi eu: um grupo de jovens compra duas caixas de cerveja no supermercado, cada uma com o desconto de 10% imediato a ser feito na caixa. São duas caixas, a rapariga marca "2x" e passa uma. São dois descontos de 10%, logo, a rapariga marca desconto: 20%.

Irina A. disse...

Isto quer dizer que essa tua Krew, além de não me terem convidado para ir a Madrid, também não me ofereceram um prancha! Isso quer mesmo dizer que eles são os piores do mundo! Xiiiii!! Já não vou adoptar essa tua Krew :p

Não tenho muito boa relação com a Matemática, mas por acaso até me sinto um cadito triste por não perceber mais daquilo... mas graças a Deus ainda sei fazer contas dessas ahahahaha :o) sou croma mas nem tanto ;o)