Saiu hoje um relatório da OCDE a dizer que cada aluno custa ao estado português (ou seja, a cada contribuinte como eu...) 5200 euros por ano.
Visto que na grande maioria dos casos, os alunos não estudam (que é a profissão que têm: Estudantes), não vão às aulas e não querem saber, só posso dizer que me estão a ir ao bolso e descaradamente!
Com isto, gostava que os alunos/estudantes fossem mais responsabilizados com o estudo, com a aprendizagem e com a ida à escola, pois os 5200 euros fazem-me muita falta, nem que fosse para ir de férias (regime em que a maior parte deles vive permanentemente).
Como há alunos que não têm resultados, não deviam ser punidos com chumbos (pois hoje em dia isso pouco ou nada significa) mas sim, deveriam ressarcir o Estado nesse valor: 5200 euros. E se no ano a seguir voltasse a repetir a brincadeira, voltavam a pagar esse valor actualizado.
Porque se andamos a pagar este valor a um palerma qualquer e ele não aproveita o dinheiro que andamos a gastar com ele, deveriamos reaver esse mau investimento. Dar esse montante para um reformado que não tem dinheiro para os seus medicamentos, por exemplo...
Um grande hasta e resto de boa semana ;)
Beijinhos e abraços!
5 comentários:
esta doeu-me profundamente =O
Em vez da tua proposta radical (é como a vejo, pelo menos), podiam começar a fazer variar o valor das propinas conforme as notas que teriam de ser comparadas de forma justa (cadeira + professor) e assim aproveitavam e faziam logo a avaliação dos professores no ensino superior também.
cvnha: Como muito bem sabes, a carapuça não é para ti! ;) Abraços!
Mnemósine: Sim, reconheço que é um bocadinho radical, mas infelizmente isto não são alunos do ensino superior. São mesmo alunos do secundário... :S
Epá, o Socas ainda n se lembrou, mas fica mais barato pagar as 10 mensalidades do Colégio S.João de Brito (média 400€/mês). Poupa mais de 1000€!
Manel: Mas se dissessem isso o pessoal ia todos às aranhas porque seria um enorme despesismo. O Estado pagar para o pessoal estar no SJB? Nem pensar! :)
Enviar um comentário