
Jaipur, Índia Agosto 2006
Segui atentamente a noite eleitoral de ontem, proporcionada pelos nossos diversos canais televisivos. E logo eu que não vejo televisão, ontem deu-me para aquilo... Registei e diverti-me com vários factos. O primeiro (também pelo grau de irritação que me causou) foram as comemorações do pessoal do PSD (mais concretamente a sua juventude partidária JSD). Aquela cambada de putos betos, fiéis seguidores quais "yes-man" mas de cabeças ocas, a cantarem e entoarem cânticos futebolísticos, e que em grande parte tinham o meu nome!! Devo dizer que não foram poucas as vezes que ao gritarem o meu nome, olhei para a televisão para ver o que eles me queriam...
Mas o mais engraçado e preocupante foi ver que aqueles jovens tinham todos cara e ar de atrasados mentais (sem desprimor para os mesmos) e que pareciam gostar mais de copos e da noite do que o próprio Santana Lopes, dos seus melhores tempos!
Indo à verdade dos números, também achei engraçado a maneira como nos apresentaram os resultados das votações:
PSD - 31,68% ou 1.127.128 votos.
PS - 26,58% ou 945.362 votos.
BE - 10,74% ou 381.791 votos.
CDU - 10,66% ou 379.290 votos.
CDS - 8,37% ou 297.823 votos.
Outros - 5,33%
Brancos - 4,64% ou 164.831 votos.
Nulos - 2% ou 71.136 votos.
(Nem sabem a trabalheira que eu tive para arranjar estes números, especialmente os referentes aos brancos e nulos!)
Só que esta percentagem, representa só o universo das pessoas que votaram. Ou seja, estes valores percentuais que nos venderam, representam uma percentagem da percentagem das pessoas que se deram ao trabalho de ir à sua mesa de voto. Quer isto dizer que, se abstenção foi de 62,54%, os que votaram foram somente 37,46%. E é sobre somente estes últimos valores que os resultados apresentados incidem. Mas se formos sérios e rigorosos e visto que, por exemplo o PSD teve 32% de 38%, quer realmente dizer que o PSD teve sim 11,87%! Bem longe dos valores vitoriosos da noite passada. Mas os outros também não se ficam a rir. O PS, partido que neste momento nos governa a todos, teria somente 9,96%!
Para contrariar os nossos comentadores políticos, não é preocupante deixar de haver uma bipolarização partidária neste país (até acho salutar, pois esses são os princípios básicos de uma democracia). O que é preocupante é 62% das pessoas estarem a borrifar-se e não quererem saber se 10% das pessoas tem a legitimidade ou não de mandar em todos nós!
Eu estou de consciência tranquila pois fiz o meu dever enquanto cidadão. E com isso permite-me, concordar, discordar, barafustar do que acontece por aí. Pois tal como diz o António Vitorino:
"O voto em branco exprime com maior clareza a vontade de participar mas a rejeição das alternativas", in Diário de Notícias 5 Junho 2009.
Um grande abraço e um grande beijinho a tutti!
Hasta!