
Foto: Algarve - Agosto 2009.
Meus amigos, acordem para a vida!
Deixem de ser velhos do Restelo como eu. Afinal nós andamos todos enganados. Eu principalmente. E por isso venho aqui fazer o mea culpa.
Passo a vida a criticar o que se passa aqui neste país, sempre num bota-abaixismo incrível e a escrever que isto não tem volta a dar. Mas não podia estar mais enganado.
A prova disso são as notícias que tem saído ultimamente na comunicação social e que me dão alento e força para voltar a acreditar neste país. Afinal nós não somos um país onde não temos onde cair mortos. Não somos um país sem esperança por não fazermos, nem criarmos nem produzirmos nada. Não! Nada disso. Porquê?
Bem, não foi por saber o rendimento que o CEO da EDP, António Mexia, teve no ano passado (3,1 milhões de euros). Mas sim foi por saber que esse senhor ganhou mais no ano passado do que o senhor da Apple, Steve Jobs. Coisa pouca. Se compararmos a empresa do sr. Mexia, que tem pouca expressão internacional e que perdeu 30% do seu valor em bolsa recentemente, com uma gigantesca multinacional, que vende iPod e afins, reconheço que o nosso gestor tuga ganha é pouco!!! Uma autêntica vergonha os trocos que ele ganha face à sua produtividade e ao país onde está inserido... Mas também podemos comparar com outros gestores de outras empresas. Sei que ninguém as conhece mas é engraçado comparar. Ora vejam. Ganhou mais do que, por exemplo, o presidente executivo da Microsoft (Micro quem?) - 1,3 milhões de euros - e do que o presidente da Motorola (Moto quê?) que ganhou 2,8 milhões de euros. Pois...
Mas o caso na se fica por aqui. O ilustre Sôdôtore Armando Vara, que faz não sei bem o quê mas que anda sempre em altos cargos políticos e não só, ganha só o dobro que o Presidente dos Estados Unidos Barak Obama ganha. Só. E faz sentido o sr. Vara ganhar mais do que uma das figuras mais importantes na história mundial. Em mais lado nenhum do mundo isto faz sentido. Mas cá faz! Isto só prova que nós é que somos a terra das oportunidades. Se tivermos um cartão partidário, claro.
Mas há pessoal mais importante do que o sr. Vara (já para não falar em mais produtivo)! O ex-administrador da PT (empresa que também tem apresentado excelentes resultados em bolsa, reconhecida mundialmente e noutros planetas) ganhou somente 8 (oito!) vezes mais do que o Obama... Ó Obama, ó Obama.... Então pá? Se trabalhasses mais um bocadinho não eras ultrapassado neste ranking. Não queres vir para cá ganhar uns trocos?
Como vêem, nós só podemos ser um país espectacular, super-produtivo (vê-se por estes ordenados). É que eu não acredito que um país que esteja à beira da falência e da bancarrota pague aos seus gestores (públicos) estes valores escabrosos, ordinários.
Um grande hasta e tudo de bom!
P.S - Psssst! Ei, tu! Tu aí!... Sim, tu! Olha, da próxima vez que receberes o teu ordenado, ou vires o teu extracto bancário, ou então quando for a altura de pagares o IRS, pensa neste pequeno texto e pensa para onde irá o teu dinheirinho.... Abraços!