domingo, 4 de abril de 2010

Dia 1 de Abril

Foto: Beja. Num período algures em 2009.

Há poucos dias foi o dia 1 de Abril. Para além de ter sido o dia de aniversário da minha mãe, foi também o dia das mentiras. E é sobre isto que eu queria falar.

Antigamente o pessoal passava o dia todo atento às petas que nos podiam pregar. Os jornais faziam gala de ter na sua capa uma peta de todo o tamanho que punham toda a gente a comentar tal facto como se fosse verdade. Os telejornais faziam a mesma coisa, com o acrescimo de terem uma reportagem visual que dava mais cor à aldrabice em que todos caíamos.

Hoje em dia já não se passa o mesmo. É que mesmo que eles queiram escrever uma daquelas mentiras escabrosas que nos levem ao limite da indignação, nos dias de hoje tudo é possível. Basta atentar para as capas dos jornais de maior tiragem desse dia. Qualquer notícia que estivesse ali, mesmo que fosse mentira, era a mais pura das verdades. Jogadores brasileiros naturalizados portugueses, o neto que matou a avózinha com um corta-unhas, padres pedófilos, desemprego em níveis históricos, políticos corruptos, casos a arrastarem-se durante anos nos tribunais, assassínos e criminosos a serem libertados pela nossa justiça, gestores a ganharem prémios de milhões quando as suas empresas se afundam 30 e 40% na bolsa... Enfim, é todo um manancial de escândalos que deveriam ser mentira mas que não o são. Infelizmente.

E porque ao ritmo que isto anda a ter, no próximo dia 1 de Abril, o título de tudo o que for comunicação social vai ser: "Portugal, a maior das mentiras".

Um grande hasta e resto de bom domingo!

Beijinhos e abraços a quem de direito. ;)

2 comentários:

Mnemósine disse...

Não é preciso voltar a ser 1 de Abril para esse título sair..

Carlos Rangel disse...

Mnemósine: ... Infelizmente...